20 de mar. de 2010

Beyoncé Knowles - Biografia

Beyoncé Giselle Knowles (Houston, 4 de Setembro de 1981) é uma cantora, dançarina, compositora, arranjadora vocal, produtora e atriz estadunidense, nascida e criada em Houston, no Texas. Cantora desde a infância, Beyoncé chegou à fama no ano de 1997 como vocalista do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos no mundo inteiro e mais de 25 milhões de discos, lançados em sua carreira solo. Segundo a Sony Music, se juntar as vendas de discos de Beyoncé é das Destiny's Child, ira ultrapassar 100 milhões de discos vendidos.




Em 2003, Beyoncé lançou o seu primeiro álbum solo, Dangerously in Love, que se tornou um dos álbuns mais bem sucedidos de 2003, vendendo mundialmente mais de 11 milhões de cópias. Depois que o grupo Destiny's Child se separou em 2005, ela lançou em 2006, o seu segundo álbum de estúdio, B'Day. O seu terceiro álbum solo, I Am... Sasha Fierce foi lançado em Novembro de 2008, ele se tornou o terceiro álbum solo de Beyoncé em primeiro lugar na Billboard 200.



Em sua carreira, Beyoncé já ganhou 16 Grammy Awards (treze em carreira solo e três com o Destiny's Child). Ela também já atuou em vários filmes, e foi indicada ao Globo de Ouro na categoria Best Performance by an Actress in a Motion Picture, pela sua atuação no filme Dreamgirls. Beyoncé ao longo de sua carreira já foi premiada e indicada a diversos prêmios do cinema e da música.



Em 2009, a revista Forbes elegeu Beyoncé como a cantora mais rica do mundo com menos de 30 anos de idade, por ela arrecadar mais de 87 milhões de dólares no período de 2008 a 2009. Nesse mesmo ano ela foi eleita a artista da década. A revista Billboard colocou Beyoncé em 4º lugar na lista dos melhores artistas da década de 2000, sendo que ela é a primeira artista feminina dessa lista. No dia 31 de Janeiro de 2010, Beyoncé ganhou seis Grammy Awards das dez categorias que estava concorrendo. Por causa disso, ela se tornou a artista feminina que mais ganhou Grammys em uma só edição da prêmiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário